Rio Aeroporto (Córrego Coxo Velho)
Voce sabia que no aeroporto tem rio que passa por baixo da pista? Não? Então eu conto a história para voce.
Durante a implantação do Aeroporto Internacional de Guarulhos no início dos anos 80, os engenheiros das construtoras depararam-se com um problema aparentemente custoso de se resolver. Era o traçado do corrego Coxo Velho que passava bem na cabeçeira da pista original, mas que teria que ser modificado porque a pista ia ser prolongada do originais 1964 metros para 2993 metros e em paralelo criada outra pista bem maior.
Surgiu o impasse, o que fazer ??? Desviar o rio todo por kilometros ou ..., Pois bem, a idéia vencedora não é tão inovadora, mas bem interessante. O corrego passaria por baixo da pista maior, a 09L/27R e assim foi feito !.
Depois de inúmeros cálculos sobre fluxo de água, direção, caida do terreno, medições, levantamentos topográficos, etc... , canalizado foi o corrego Coxo Velho e modificado em seu trajeto. Foi criado um canal quase desde o entroncamento da estrada Guarulhos-Nazaré e a av. Papa João Paulo I até o outro lado do aeroporto, quase beirando os fundos do Jardim Portugal. Uma solução de engenharia dígna de nota !.
Hoje passa mansamente o querido Coxo Velho pelo canal artificial para alegremente desaguar no rio Baquirivu Guaçu, engrossando as suas outrora limpídas e cristalinas águas, mas hoje, infelizmente, vivendo outra realidade.
A titulo de curiosidade:
A pista original é a 09R/27L, hoje com 3000 m x 45 m, usada mais para pousos e a pista criada é a atual 09L/27R e tem 3704 m x 45 m mais usada para decolagens..

Voltar
|