Inicio > Lazer & Turismo > Praças > Praça IV Centenário

Praça IV Centenário

Praça IV CentenárioSituada no Jardim Santa Francisca, a praça IV Centenário é a entrada principal da cidade de Guarulhos, esquartejada pela av. Av. Anielo Pratici e a av. Humberto de Alencar C. Branco (anel Viário). Reurbanizada a alguns anos ela possui ciclovia, Playground e pista de cooper. É uma das praças mais antigas do município, abrigava a antiga estação de trem de Guarulhos, hoje a estação não existe mais, mas as suas instalações foram restauradas e foi colocada na praça para visitação pública uma locomotiva "Maria Fumaça") similar à (que puxava o trem da Ferrovia de Guarulhos.

Praça IV Centenário Praça IV Centenário
Praça IV Centenário Praça IV Centenário

Não podemos deixar de mencionar que a locomotiva que lá está, nunca, mais nunca mesmo andou um metro sequer nos trilhos da antiga ferrovia. As locomotivas que aqui trabalharam foram sucateadas e vendidas para um conhecidíssimo ferro-velho da cidade. Após alguns anos e mudanças de governo surgiu a necessidade de se ter a nossa saudosa "Maria Fumaça", mas ela tinha sido desmontada, não existia mais !. Então foi se procurar pelo interior paulista alguma que fosse igual. Eureka ! Acharam, na Usina Tamoyo em Araraquara, foi trazida e colocada cuidadosamente sobre trilhos em frente a antiga estação, devidamente maquiada, e... Ualá ! Eis que surge a nossa querida e saudosa "Maria Fumaça" !...

Casa Amarela - Praça IV Centenário Casa Amarela - Praça IV Centenário

A casa onde morava o chefe da antiga estação de trem foi restaurada e se apresenta em perfeitas condições. Não se sabe porque, mas foi pintada de "Amarelo Cheguei", por isso é conhecida como "Casa Amarela".

Do lado oposto à estação de trem está a escultura belíssima “Anjo Gabriel” criada pelo artista plástico Enoc César e doada pelo representante do Colégio Progresso, Nahim Ibrahim Ahmad e inaugurada em 03 de setembro de 2000.

A praça IV Centenário é um lugar muito agradável e seguro de se visitar e passar horas e horas em contato com o passado e a natureza. A segurança é presencial e é proporcionada pela Policia Militar (PM) e pela Guarda Civil Municipal (GCM).

A escultura do anjo Gabriel está na praça IV centenário, entrada de Guarulhos, com aproximadamente 5m de altura, olha para a cidade em atitude de proteção.Anjo Gabriel - Praça IV Centenário O nome adveio da necessidade de dar-lhe uma identidade. Foi escolhido, então “Anjo Gabriel”, porque historicamente foi ele o portador de boas mensagens à humanidade. Desta forma, quem hoje, visitá-lo se deparará com alguns símbolos que elencaremos a seguir:
O primeiro é o da máscara usada pelo Anjo para olhar a cidade – responde artista que as imagens que temos hoje de anjos retratam as figuras de anjos criados por artistas do renascimento, naquela época, convencionou-se então dar ao Anjo um rosto humano, mais propriamente um rosto europeu.

Na dificuldade de estampar e atribuir do Anjo Gabriel um rosto com tais traços achou o artista por bem, utilizar uma máscara para solucionar o problema de imagem, haja vista que, até hoje, ninguém conseguiu definir qual é o verdadeiro rosto do Anjo Gabriel.Um segundo símbolo, é o da pomba pousada no ombro esquerdo do Anjo.

Este símbolo, por motivos históricos, sempre trouxe a lembrança a imagem da paz. Em virtude de alguns problemas políticos vividos no mundo, quis o artista trazer através do Anjo, a esperança de paz a toda humanidade.

Há também o cantil, trazido pelo Anjo, numa alusão declarada de que não é o petróleo a maior riqueza do mundo, e sim a água, pois é nela que se encontra o grande desafio do século XXI, para todos os habitantes do nosso planeta, porque o homem cresce em nível geométrico e a água permanece sempre na mesma quantidade.

Praça IV Centenário Praça IV Centenário

Traz ainda no peito um crucifixo, que representa a violência e a noite. Para o Anjo Gabriel, da Praça IV centenário, este símbolo, deixa para seus visitantes a mensagem de que a verdadeira mudança do homem é feita em seu coração.

Enquanto o homem não implanta em si mesmo a busca de valores morais e de valores espirituais jamais teremos na Terra implantada a justiça e a paz.

Fonte: http://www.progresso.g12.br

Praça IV Centenário

voltar Voltar

 

Pesquisar

Copyright © Guarulhos.org - Todos os direitos reservados / Equipe GO - 1999 - 2009
Não temos vínculo com a Prefeitura Municipal
1 Usuário(s) On-line.