Inicio > Lazer & Turismo > Praças > Praça Getúlio Vargas

Praça Getúlio Vargas

Foto - Praça Getúlio Vargas Foto - Praça Getúlio Vargas Foto - Praça Getúlio Vargas Foto - Praça Getúlio Vargas
O coreto da praça.
Foto - Praça Getúlio Vargas
Fonte da Praça.

Fica no centro de Guarulhos e é uma das praças mais antigas do município. Muitos anos atrás foi um campo de futebol do extinto Paulista Futebol Clube. Em 03/12/1949, no governo de Fioravante Iervolino, o mesmo espaço foi declarado de utilidade pública com o objetivo de ser construído o Paço Municipal, mas a autorização da desapropriação veio somente em 1951. De princípio foi construído um largo que foi chamado de "Praça Getúlio Vargas". Em meados do ano seguinte, foi dado o início da contrução da praça, que aos poucos foi se formando com calçamento, ajardinhamento, plantação de diversas árvores, gramados, etc. Os comerciantes doaram bancos de concreto, e até hoje pode se ler seus nomes nos próprios bancos. Tempos depois foi construido o coreto, onde a Lira Musical Guarulhense (a "Furiosa", carinhosamente) tocava nos finais de semana para o deleite dos moradores guarulhenses. Nesta mesma época foi construida a fonte luminosa, que com suas luzes coloridas e águas dançantes embelezavam a paisagem romanticamente criada pela mão e sensibilidade do homem. Em 1957 foi iniciada a construção do prédio para abrigar o Paço Municipal, inaugurado que foi em 22/04/1958 e lá ficou até ser transferido em 1981 para a sede da antiga fazenda "Bom Clima", que deu origem ao nome do bairro, e onde até hoje está, cedendo o espaço deixado para a Câmara Municipal.

Foto - Praça Getúlio Vargas
Fonte da Praça.
Foto - Praça Getúlio Vargas
Fonte da Praça.
Foto - Praça Getúlio Vargas
Câmara Municipal.
Foto - Praça Getúlio Vargas Foto - Praça Getúlio Vargas Foto - Praça Getúlio Vargas

A praça recebeu em 1960 o monumento-simbolo do IV Centenário da cidade, feito este generosamente cedido pela labutante colonia nipônica da cidade. Desde então tem recebido atenção especial por todas as gestões municipais, na conservação e em mudanças benéficas. Em 2006 foi totalmente reformada a nossa praça, tendo até os tradicionais bancos de cimento trocados por bancos modernos, mas não tão confortáveis quanto os que lá estavam. Mas, graças às incansáveis reclamações e apelos da comunidade, sensibilizados ficaram nossos dirigentes que atendendo aos saudosistas, substituiram parte destes novos bancos pelos antigos bancos doados que foram por comerciantes e famílias quatrocentonas da cidade.

Com a mudança da câmara municipal para o prédio alugado, na esquina da rua João Gonçalves com a avenida Tiradentes, vagou mais uma vez o prédio do antigo paço municipal e pela estratégica localização, cogita-se em transformá-lo em Museu e o Arquivo Histórico da cidade. Hoje a praça Getúlio Vargas é o cartão de visitas da cidade sendo reconhecida por todos como o marco central de Guarulhos.

Foto - Praça Getúlio Vargas
Monumento de 400 anos da nossa cidade.
Foto - Praça Getúlio Vargas
Simbolo do IV centenário da nossa cidade.
Símbolo do IV centenário.

voltar Voltar

 

Pesquisar

Copyright © Guarulhos.org - Todos os direitos reservados / Equipe GO - 1999 - 2009
Não temos vínculo com a Prefeitura Municipal
1 Usuário(s) On-line.