Inicio > Lazer & Turismo > Pontos Turísticos > Horto Florestal

Horto Florestal

Horto municipal Burle Marx
Estrada do Morro Grande, 4183 - Bonsucesso

São aproximadamente 300 mil metros quadrados de área verde, com ar puro, nascentes de água cristalina e muito verde. Desconhecido por muitos guarulhenses, o Horto Florestal Burle Marx, em Bonsucesso, abriga vegetação variada e produz mudas para praças, jardins e parques da cidade.
O lugar foi inaugurado em 1981, mas nunca ficou aberto ao público. Em abril de 2000, a prefeitura passou a permitir visitas monitoradas de escolas da cidade. A proposta consiste em estimular a consciência ecológica das crianças.
Para receber a garotada, o parque passou por algumas modificações. Os banheiros foram reformados, a sede pintada e instalaram-se bancos e mesas para a "hora do lanche". Em breve, o Burle Marx deve ganhar espaço para a exibição de filmes educativos sobre a natureza.Horto - Rio

Por enquanto, o horto continua fechado ao público. "Seria preciso estrutura bem maior para abrir o local à visitação", explica o secretário. No entanto, a secretaria agenda visitas monitoradas para grupos.
Há outros projetos na área, em fase de instalação. Uma parte do lugar deve ficar reservada para hortas de verduras e legumes, a serem distribuídos para entidades carentes. Horto - Mato
Roteiro - Durante o passeio ecológico, a criançada conhece o processo de crescimento de uma árvore. Primeiramente, as sementes são recolhidas pelos funcionários de árvores do horto ou da vegetação nativa. Em seguida, são plantadas no "sementeiro" - com terra, areia e esterco - e recebem iluminação natural indireta. Todas têm placa de identificação, com nome e data de plantio.
Quando atingem certo tamanho, as mudas passam para o "berçário", onde ficam a maior parte do tempo na sombra. Já crescidas, as plantas vão para os jardins, parques e praças da cidade ou acabam doadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Muitas vezes, o número de mudas é maior do que a procura. Nesse caso, as espécies permanecem no horto e tornam-se produtoras de sementes.
No Burle Marx, também se encontram espécimes de pau-brasil, identificados com placas. "Pretendemos fazer um bosque só com essa árvore", explica a bióloga Adriana Olano, que integra a equipe da secretaria do meio ambiente.
Trilha - Foram plantados bosques de bambu e palmiteiras no parque. Na visita monitorada, a garotada aprende a idade certa para tirar o palmito e a importância de repor a árvore depois do corte.

Horto - Riacho Horto - Riacho

O passeio termina em uma trilha pela mata atlântica, ao redor do horto. O percurso tem quase 1.500 metros de extensão. Com silêncio e sorte fica possível observar alguns moradores da mata, como serelepes, pequenos roedores, lagartos e cobras. Antes de ir embora, os estudantes plantam uma muda, que recebe uma placa com o nome de sua escola e a data do plantio.

Aberto ao público das 8 às 17h (somente visitas monitoradas)
Estr. do Morro Grande, s/n° - Água Azul - 2441-4696

Fonte: PMG

Horto - BagreHorto - BagreHorto - Bromélia

Horto - JararacaHorto - Macaco

Horto - Pássaros Horto - Garça Horto - Pássaros Horto - Tucano Horto - Rato do Mato Horto - Riacho Horto - Forno Carvão Horto - Riacho

Horto - Rio
voltar Voltar

 

Pesquisar

Copyright © Guarulhos.org - Todos os direitos reservados / Equipe GO - 1999 - 2009
Não temos vínculo com a Prefeitura Municipal
1 Usuário(s) On-line.