Inicio > Lazer & Turismo > Pontos Turísticos > Gruta

Gruta

Gruta-Gruta ??? Desde quando existe gruta em Guarulhos ? Isto pouca gente sabe...
-Pois é ! Existe sim !
Anote: Av. Venus, 150 - V. Saiago - Itapegica (perto do Shopping Internacional).

Fazem parte da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes:
A gruta - linda, majestosa dentro de um pequeno e econchegante parque, com bancos onde se pode sentar, descansar e meditar, num ambiente de muita paz.
O seminário - Onde se formam novos padres.
A igreja - Num estilo arquitetônico completamente diferente do tradicional, ela tem a nave no formato octogonal, o que faz com que os bancos dos fiéis fiquem em semi-círculo, vistos do altar.
A creche - que abriga crianças carentes da região, sustentada por doações particulares e pela paróquia. Gruta

Em 2000 nossa equipe entrevistou o padre Jair, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, veja parte da entrevista:

(as partes aqui transcritas são fiéis às pronunciadas pelo entrevistado)

Equipe GO:
- Como surgiu a gruta?

Padre Jair:
- Essa gruta foi criada num terreno da familia Saiago. Inclusive, no mapa de Guarulhos, vemos Vila Saiago. Essa família tinha uma fazenda aqui. Este terreno era onde está a paróquia e a linha da Eletropaulo e ia até uma ponte que havia na direção do pátio da Breda (atual IDEPE). E atrás da casa da fazenda que hoje não existe mais fizeram esta gruta entre a década de 50 e 60, ou seja, não se sabe o ano exato em que foi feita a gruta. E naquela época a paróquia mais próxima era a de São Geraldo e o pessoal vinha rezar terço aqui. Os padres da igreja de São Geraldo e da Penha vinham rezar missa aqui de vez em quando. A gruta é uma reprodução do local da aparição da imagem de Nossa Senhora de Lourdes e como ela se manifestou numa gruta deram um jeito de fazer nesta gruta a pia batismal. Hoje a pia está desativada por problemas de infiltração. Uma moradora, a Da. Iracema, me mostrou uma foto do primeiro batizado nesta gruta por volta de 61 e 62. Naquela época o bispo de Mogi, D. Paulo Rolim Moreiro, visitou esta comunidade e manifestou a intenção de se fazer uma paróquia.
Em 69 foi inaugurada a paróquia que é o salão ao lado, onde cabem umas 80 pessoas. Naquela paróquia, no salão que tinha catequese, já funcionava a creche. Depois surgiu a oportunidade de construir uma creche maior. Naquela época, entre os padres que estiveram aqui, o padre (?), que hoje já é falecido, começou o projeto da atual igreja que cabem 350 pessoas sentadas. Mas quem executou mesmo esta paróquia foi Pe. Pedro Quiniti, um italiano que hoje está na Paraíba e entendia muito de construção e conseguiu movimentar todo o bairro para arrecadar material e construir essa igreja. Mas na gruta sempre vinham pessoas para rezar.

Igreja Nsa. Senhora de Lourdes, ao lado da Gruta

Equipe GO:
- Tem alguma festa especial que acontece na gruta?

Padre Jair:
- No dia 11 de fevereiro sempre se começa uma novena desde o dia 2 de fevereiro, todas as noites tem um momento de oração ou missa na paróquia.

Equipe GO:
- Isso é uma tradição desde a inauguração da gruta?

Padre Jair:
- Não posso afirmar, mas como o povo brasileiro é católico e tem grande fé, então aproveitei uma idéia que vinha desde o pe. que estava antes de mim, o pe. (?), que ficou até 96, e eu estou continuando isso. Tem também as quermesses de junho e julho, mas não são tão ligadas à gruta.

Equipe GO:
- A paróquia é composta do que?

Padre Jair:
- Fazem parte da paróquia: o seminário, que é ao lado, a igreja, a creche e a própria gruta.

Equipe GO:
- Quando foi construída a igreja?

Padre Jair:
- A igreja foi construída entre 73 e 78, e a inauguração foi em 79. Ela se diferencia de muitas outras igrejas pelo aspecto semicircular (a igreja é octagonal). A nossa catedral (no centro de Guarulhos) tem todos bancos um atrás do outro e o altar lá no fundo. Como essa igreja foi construída depois do Concílio Vaticano II, decidiu-se que a assembléia tivesse maior participação na missa, inclusive o pe. (...?) resolveu que fosse construída para facilitar essa participação. O primeiro projeto era de se construir um caixotão. Aí o pe. Pedro (?) fez esse projeto com esses cortes assim definindo um estilo.

Equipe GO:
- Quando nós entramos percebemos que ela é diferente...

Padre Jair:
- Isso torna a igreja mais aconchegante. Para mim é bom porque vejo quem está chegando atrasado (risos...). Uma coisa que se destaca nessa igreja é a via sacra que foi feita em argila. A expressão facial de sofrimento das figuras é um estilo nordestino, bem brasileiro. Difere bastante da outra via sacra que não é da época da construção, mas que já segue o modelo mais tradicional.

Equipe GO:
- Qual o horário de visita da Gruta?

Padre Jair:
- Atualmente a gruta fica aberta todos os dias das 7 às 19 horas. Todos os dias as 12:30 vem um grupo rezar um terço. No dia 11 de cada mês sempre se reza um terço ou se faz uma missa às 19:30 porque no dia 11 é o dia de Nossa Senhora de Lourdes. A festa é mesmo no dia 11 de fevereiro, mas todo dia 11 a gente vem fazer uma missa para o pessoal que vem rezar o terço.

Faça algo diferente neste fim-de-semana:
visite a gruta da sua cidade, vale a pena !

Igreja Nsa. Senhora de Lourdes, ao lado da Gruta - Via Sacra - InteriorIgreja Nsa. Senhora de Lourdes, ao lado da Gruta - Altar - InteriorIgreja Nsa. Senhora de Lourdes, ao lado da Gruta - Altar - Interior

voltar Voltar

 

Pesquisar

Copyright © Guarulhos.org - Todos os direitos reservados / Equipe GO - 1999 - 2009
Não temos vínculo com a Prefeitura Municipal
1 Usuário(s) On-line.