Inicio > Notícias

Adolescentes de Guarulhos irão disputar campeonato de robótica nos EUA

10/12/2008
Enviar Notícia


Um grupo de 17 alunos do ensino médio técnico em mecatrônica do colégio Eniac, em Guarulhos (SP) foi selecionado para representar o Brasil no VEX Robotics Competition, prova mundial de robótica, que reunirá 300 grupos de estudantes de vários países em maio de 2009 no Texas, nos EUA.

A equipe, formada por adolescente com idade entre 15 e 17 anos, disputou a vaga com outros dez grupos de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul no dia 29 de novembro. O time guarulhense surgiu em novembro de 2007 e vem se destacando no cenário de robótica nacional, tendo conquistado o tricampeonato nacional e o vice-campeonato mundial.

Na competição que será disputada nos EUA, o desafio é fazer com que o robô pegue cubos espalhados em uma arena e coloque-os em um local determinado. Cada partida tem dois tempos: no primeiro o robô é programado para fazer as atividades automaticamente e no segundo o piloto da equipe guia o robô. Quem conseguir reunir mais cubos no lugar indicado vence a partida

Segundo o coordenador da equipe, o professor Ricardo Magalhães Silva, o robô brasileiro tem como pontos fortes a resistência e o piloto, o estudante de 17 anos Vinícius Vinhaes. Depois de vencer a etapa nacional, agora a estratégia do grupo é pesquisar as técnicas que serão utilizadas pelas equipes de outros países no campeonato mundial e aprimorar o robô criado em Guarulhos. Para o coordenador, esse tipo de disputa estimula o interesse dos alunos em robótica. “É um incentivo para que mais alunos descubram a área de robótica”, diz. “É uma maneira lúdica de falar sobre o assunto.”

Fonte: Revista Época SP

Últimas
Pesquisar

voltar Voltar

 

Pesquisar

Copyright © Guarulhos.org - Todos os direitos reservados / Equipe GO - 1999 - 2009
No temos vínculo com a Prefeitura Municipal
9 Usuário(s) On-line.