Inicio > Nossa Cidade > BASP > Esquadrões

 


História

Esquadrões

Hinos

Fotos & Videos

Aviões

Outros

 

Esquadrões

1 - 10º Gav

O 1º/10º Grupo de Aviação - Esquadrão Poker

Foi criado no dia 24 de março de 1947 e ativado no dia 1º de abril do mesmo ano, operando inicialmente na Base Aérea de Cumbica, em São Paulo, através da Portaria 199/GM3. Em dezembro de 1978 a unidade foi transferida para a Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde está até hoje.

Fonte: http://www.fab.mil.br

 

2 -10º Gav

2º/10º GAv - Esquadrão Pelicano

O Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv) - Esquadrão Pelicano é a única unidade da Força Aérea Brasileira dedicada exclusivamente a realizar missões de Busca e Salvamento (Search and Rescue - SAR), sendo um dos mais tradicionais e importantes esquadrões da FAB. Em seus 45 anos de existência, realizou incontáveis missões de resgate de aeronaves civis e militares, navios e embarcações, bem como missões de apoio a população civil, seja através de missões de socorro, remoção de emergência, apoio em catástrofes naturais ou campanhas sociais pelo Brasil afora.

O 2º/10º GAv foi criado em 06 de dezembro de 1957, operando inicialmente na Base Aérea de São Paulo, sendo transferido em 1972 para a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Em 20 de outubro de 1980, foi transferido para a Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, sua atual sede.

Fonte: http://www.fab.mil.br

 

4º ETA

4 ETA - Esquadrão Carajá

Os Esquadrões de Transporte Aéreo foram criados em 12/maio/1969, pela Portaria R012/GM3, com o objetivo de descentralizar as operações do Comando de Transporte Aéreo (COMTA) e realizar missões de transporte aeroterrestre, logístico, lançamento de cargas, evacuação aeromédica, humanitárias e de socorro a vítimas em casos de desastres naturais, atuando subordinados diretamente a cada Comando de Zona Aérea (COMZAE)onde estavam baseados. A partir de 1986, as Zonas Aéreas foram redenominadas Comandos Aéreos Regionais (COMAR).

Sediado na Base Aérea de São Paulo - SP, junto ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA), o Esquadrão Carajá, está subordinado diretamente ao IV COMAR, atuando nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, compreendendo os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. No início, utilizava as instalações da extinta Seção de Aviões do QG da 4º Zona Aérea no Campo de Marte, na cidade de São Paulo, sendo transferido no dia 01/setembro/1971 para a Base Aérea de São Paulo.

O Esquadrão Carajá realiza missões de transporte de cargas, lançamento de pára-quedistas, missões de apoio ao Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária e Polícia Federal, além de missões de transporte de enfermos e transporte de órgãos para transplante.

Devido à sua localização próxima ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o 4º ETA necessita deslocar-se para cidades do interior paulista com o objetivo de realizar treinamentos para manutenção e elevação operacional dos seus pilotos. Nesses deslocamentos são realizadas missões de navegação à baixa altura, lançamento de carga, lançamento de pára-quedistas e vôo em formação.

Fonte: http://www.ordemdebatalha.com

voltar Voltar

 

Pesquisar

Copyright © Guarulhos.org - Todos os direitos reservados / Equipe GO - 1999 - 2009
Não temos vínculo com a Prefeitura Municipal
1 Usuário(s) On-line.