Inicio > Nossa Cidade > BASP > Aviões

 


História

Esquadrões

Hinos

Fotos & Videos

Aviões

Outros

 

Aviões

Aviões que em alguma época fizeram da BASP a sua casa.
Todos estas belas e legendárias aeronaves fizeram parte do 1°/10° GAv, 2°/10° GAv, 4° ETA, CAN ou transporte de apoio à base.

Pintura a Óleo do B-26

Óleo sobre tela de autoria do Roberto Celegatti Filho

Natural de Mogi-Mirim - SP, Celegatti é 1º Sargento da Força Aérea Brasileira, formado na Escola de Especialistas de Aeronáutica, na especialidade de desenho. Serve atualmente na Academia da Força Aérea, em Pirassununga – SP.

Celegatti é vice-presidente da Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial - ABRARTA.

Endereço para contato: Academia da Força Aérea - Pirassununga SP

Correio eletrônico: celegatti@ig.com.br

Um cochilo no tempo...

A equipe de manutenção de aeronaves da BASP era conhecida como "milagreira", pois estes soldados,cabos e sargentos conseguiam proezas impensáveis com pedaços de aeronaves. Certa feita resolveram resucitar um B-26 imprestável que estava abandonado num canto do hangar do 1°/10° (ao lado da torre de controle) e puseram-se a trabalhar. Trabalharam nas horas vagas, ou em horas ociosas, dia após dia, arregaçaram as mangas e suaram as camisas trabalhando com tenacidade por meses a fio. Usando as vezes partes do pobre avião sucateado, as vezes peças de outros aviões e outras tantas retiradas do almoxarifado, foram recriando o 5150. Ficou lindo !! Nem dava para acreditar que não era todinho original ! Ficou perfeito. A parte interna, claro, foi remodelada para servir como avião de transporte e dar mais confôrto para quem tivesse o prazer e a honra de viajar neste magnífico e legendário avião. Em ato solene e diante de toda a tropa, o representante da equipe de manutenção fez dele o presente de toda a equipe à BASP no dia do seu aniverário. Quem teve a honra de recebê-lo foi o então comandante, coronel Rodolpho Becker Reifshneider foi este talvez o mais bonito e comovente presente que alguém deu a uma base aérea. Foi batizado no mesmo dia com o nome de "Mug" e no seu nariz foi pintada a figura do "Mug". Para quem não sabe, "Mug" era uma espécie de amuleto que surgiu nos anos 60/70, era uma figura estranha, redonda, parecia um tamborzinho de uns 20 cm de altura, com braçinhos de pano xadrez, figurinha esquisita mesmo, mas era a figurinha do momento... Ano ? 1969...
Esta é a história do B-26 matrícula 5150...


A-20

A-20
(Papel de Parede)
B-25 - Mitchel
B-25 - Mitchel
B-25
B-25

l-42 Cesna Regente
l-42 Cesna Regente
T-6
T-6
SA-16
SA-16
SA-16
SA-16
SA-16
SA-16
B-26
B-26
B-26K B-26K B-26K
B-26K
C-45
C-45
 
C-95 C-95 C-95

Helicópiteros

UH-1H

UH-1H UH-1H
UH-1H
 
H-13
H-13
H-34B
H-34B

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

voltar Voltar

 

Pesquisar

Copyright © Guarulhos.org - Todos os direitos reservados / Equipe GO - 1999 - 2009
Não temos vínculo com a Prefeitura Municipal
1 Usuário(s) On-line.