Inicio > Lazer & Turismo > Clubes Sociais > A C M

A C M

História

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, a ACM começou a desenhar uma nova história na sociedade inglesa, no século XIX, quando eclodia a Revolução Industrial. As condições de vida eram precárias, as jornadas de trabalho extensas e as opções de lazer inexistentes.

Diante desses fatos, George Williams, um jovem preocupado com o bem-estar e o futuro de sua geração, fundou a Young Men's Christian Association ou YMCA, em 6 de junho de 1844.

O primeiro estado brasileiro a conhecer os ideais acemistas foi o Rio de Janeiro, em 1893. Em 1901 surge a ACM Rio Grande do Sul e um ano mais tarde a ACM São Paulo.

Com A C M - Logouma programação sempre atual e diversificada foi possível envolver gerações e gerações, o que demonstra a seriedade e dedicação da instituição ao desenvolvimento humano. Além disso há uma expansão notável: a ACM chegou a marca de mais de 12 mil sedes construídas, se faz presente em mais de 125 países e são 40 milhões de pessoas que vêem no esporte e no clima de amizade que a ACM proporciona um grande começo para uma vida mais saudável.

Foi pensando na qualidade de vida da população paulista que a ACM começou a dar os primeiros passos para a sua instalação na cidade. A ginástica, o esporte e o lazer seriam poderosos instrumentos de atração, integração e educação de crianças, jovens e adultos, pois já naquela época São Paulo era uma cidade muito agitada, com muito trabalho e pouco lazer. Surge, então, em 23 de dezembro de 1902 a ACM São Paulo, sob o comando de Myron Augusto Clark. Já são 100 anos de história e muitas conquistas, uma contribuição para a cidade, já que a ACM preza pela qualidade de vida e formação de pessoas.

A atuação em São Paulo é expressiva, são 12 unidades esportivas e 20 pontos de atendimento social. O trabalho social teve início em 1932 (confira os detalhes em Assistência Social). A ACM conta hoje com 61 mil associados.

A ACM São Paulo, assim como todas as ACM, nasceu de um ideal voluntário. A união entre voluntários e profissionais faz o movimento crescer cada vez mais. Hoje, além de novas unidades, conta com novas instalações e novos programas de atividades. Além de atividade física, o associado encontra passeios, cursos, palestras, exposições e um ambiente familiar, onde faz muitas amizades.

Atividades sociais

Os programas desenvolvidos pela ACM São Paulo proporcionam a crianças e adolescentes ganharem a oportunidade de sonhar, aprender, brincar e conviver. Para adultos abrem novas perspectivas e para idosos possibilitam a manutenção da integração social. A todos os beneficiários proporcionam a elevação do nível de qualidade de vida e o exercício da cidadania.

A ACM está desta forma comprometida com o bem-estar da comunidade, assegurando por meio de suas atividades o desenvolvimento integral das pessoas. Com o incentivo à educação, à cultura e ao esporte, tendo a certeza da conquista de famílias mais fortalecidas e uma sociedade mais justa. É no Trabalho com Voluntários que as áreas de atuação da instituição encontram o apoio necessário para o melhor desenvolvimento de suas atividades. Pessoas engajadas, idealistas e determinadas a construir um futuro diferente compõem esta área, dedicando um pouco do seu tempo às questões sociais.

Programas sociais da unidade ACM Guarulhos

Programa caminho da criança e do adolescente

Nº de vagas: 190

Beneficiários
122 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social, provenientes da população de baixa renda.

Funcionamento
Dias e horários: 3ª e 5ª feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Áreas Programáticas e Atividades Principais

- Educação Física, Esporte e Recreação:
Ginástica de solo, natação, futsal, futebol society, aerokid's, recreação.

- Atividades Culturais, Sociais e de Lazer:
Passeios, palestras, festas e comemorações (de aniversariantes, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães e Natal) desfile cívico, acantonamento/acampamento.

- Integração com a Família:
Reuniões com os pais e apresentação de dança e ginástica das crianças para os pais.

Nº de comparecimentos:
12.432

Nº de refeições servidas:
11.603

Programa Superveteranos

Nº de vagas: 200

Beneficiários
190 pessoas com mais de 60 anos, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, provenientes da população de baixa renda.

Funcionamento
Dias e horários: 2ª e 4ª feira, das 11h às 13h; 3ª e 5ª feira, das 10h às 12h e das 13h às 15h.

Áreas Programáticas e Atividades Principais

- Educação Física:
Natação, hidroginástica, alongamento, esporte adaptado, caminhada.

- Atividades Culturais, Sociais e de Lazer:
Festas de aniversariantes, festa julina, encontros ecumênicos - Páscoa e Aniversário da ACM, encontros de voluntários, Encontro da Melhor Idade, viagem, passeios, coral, dança, apresentações, participação no projeto Viva Vida, arrecadação de roupas para doação, palestras- Semana da Mulher e Semana da Saúde, serviço voluntário, aprimoramento artístico - cultural.

Nº de comparecimentos:
14.190

Programa Bolsistas

Beneficiários: 30 pessoas

PROJETO

Educação Infantil (Pré-Escola)

Beneficiários: 58 crianças de 4 a 6 anos
Nº de Atividades: 441
Nº de Comparecimentos: 10.978
Nº de refeições servidas: 24.907

Convênio:
Secretaria de Educação da Prefeitura do Município de Guarulhos

Rua Assis Chateaubriand, 205
Centro - Guarulhos/SP - CEP 07090-230
Telefone: 2472-5600

voltar Voltar

 

Pesquisar

Copyright © Guarulhos.org - Todos os direitos reservados / Equipe GO - 1999 - 2009
Não temos vínculo com a Prefeitura Municipal
1 Usuário(s) On-line.